O que é o Jogo de Búzios?

porEvandro Legramonte

O que é o Jogo de Búzios?

O Jogo de Búzios, também conhecido como “Merindilogun”, é uma prática divinatória de origem africana, especialmente associada à religião Yoruba e ao culto aos Orixás, que se desenvolveu principalmente na região da atual Nigéria. Ele foi trazido para as Américas durante o período da escravidão pelos africanos trazidos como escravos para o Brasil.

No Jogo de Búzios, são utilizadas conchas de búzios (espécies marinhas específicas) como instrumento divinatório. O sacerdote ou sacerdotisa que realiza o jogo invoca os poderes dos Orixás e estabelece uma conexão espiritual para interpretar os padrões formados pelas conchas quando lançadas em uma superfície plana, como um pano ou o chão.

Cada concha possui um lado que pode cair virado para cima ou para baixo, formando um total de 16 combinações possíveis, chamadas “Odus”. Cada Odu possui significados específicos e é interpretado pelo sacerdote de acordo com a pergunta ou questão do consulente, fornecendo orientação espiritual, aconselhamento e insights sobre diversos aspectos da vida, como saúde, relacionamentos, trabalho, finanças e espiritualidade.

O Jogo de Búzios é uma prática profundamente enraizada na cultura e espiritualidade afro-brasileira, sendo uma importante ferramenta de orientação espiritual e aconselhamento dentro das religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé. É importante ressaltar que o Jogo de Búzios é considerado sagrado e deve ser realizado por sacerdotes ou sacerdotisas qualificados e respeitando os princípios éticos e rituais da tradição.

Sobre o Autor

Evandro Legramonte administrator

Deixe uma resposta